Pages

Subscribe:

12 janeiro, 2010

Alice no País da Gramática


- Quem é essa garota? – Perguntou apontando para uma linda menina que se aproximava com um coelho ao seu lado e um gato meio transparente pairando no ar.
- Olá, eu sou a Alice no país das maravilhas.
- Ih, errou de endereço então, minha filha, porque aqui é o Sítio do Pica-Pau Amarelo.
- Sítio do Pica-Pau amarelo?
“Meu Deus, achei que só os escritores ingleses tinham alucinações com animais falantes, mas aqui é pior, as bonecas também falam” – pensou enquanto era perscrutada pelo olhar curiosíssimo e desconfiado de Emília.
- Eu vou pregar uma peça nessa inglesinha de meia pataca! – cochichou para Narizinho que também olhava com curiosidade para aqueles personagens, e que já pressentia a confusão que a Emília ia arrumar.
- Ei, menina, quero te pregar, quero dizer, quero te propor uma coisa, é o seguinte: você vai ter que responder uma pergunta, se você acertar eu te mando de volta pro seu país das maravilhas, e se você errar – piscou com carinha de esperta para Narizinho – você me dá esse coelho barrigudo e esse gato esquisito aí, o que você acha?
Alice olhou com ternura os dois companheiros que não entendiam nada do que Emília falava, mas o que ela realmente queria era voltar pra casa, então aceitou o desafio.
- A pergunta é: Quem é o autor que me criou?
“Céus!” – pensou Alice – “Como eu vou saber o nome do autor que criou essa boneca peculiar?”. Para sua sorte o Gato de Cheshire sabia a resposta e soprou no seu ouvido.
- Ah! Já sei! Monteiro Lobato! – Falou a menina extremamente feliz.
Emília que estava certa que iria vencer, ficou furiosa quando ouviu a resposta certa. Pegou seu pó de Pirlimpimpim e, com muita raiva, jogou em Alice e seus dois companheiros. Na mesma hora, os três personagens aterrisaram num lugar muito bonito. Alice estava radiante, mas assim que olhou direito aquele lugar, achou que algo estava estranho, caminhou até uma enorme placa e leu: País da Gramática.

Leituras:
Aritmética da Emília, Monteiro Lobato

7 comentários:

VICIADOS EM CAFÉ disse...

Passei por aqui e já me senti em casa.Gostei tando que vou te recomendar aos amigos.

BLOGZOOM disse...

Uauauuuu como vc é criativa. Amei o seu blog!
Vou colocar no link de leitura e seguir sempre que possível. Beijos

Welton disse...

Adorei esses intercâmbios que vc faz entre os clássicos da literatura. Com certeza, serei leitor assíduo de seu blog daqui pra frente.

Unknown disse...

Adorei ... você é muito boa nisso. Não li esses livros com a Emília, mas seria um encontro interessante.

thaiiiiiis disse...

esse livro e bom

Unknown disse...

Por favor, gostaria do roteiro da peça inteira, como posso conseguir?

Unknown disse...

Oi Silvia! Não é uma peça é só uma brincadeira que fiz com as histórias e os personagens, escrevi como se fosse um mini conto hehehe. Obrigada pelo comentário. =)

Postar um comentário