Pages

Subscribe:

05 janeiro, 2010

Volta ao mundo da literatura: 4 livros para literalmente viajar...!


A parada que eu faria se eu empreendesse uma viagem de volta ao mundo da literatura seria a Odisséia, de Homero. Conhecer todas as aventuras pelas quais Ulisses passou e ainda por cima enriquecer a bagagem com mitologia grega, é algo imperdível. Leitura obrigatória para 2010!

A parada seria, agora, em terras conhecidas: A volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne. Um livro extremamente agradável de ler, no qual você acompanha a aventura de Phileas Fog, um inglês audacioso que aposta que dará a volta ao mundo em 80 dias, claro. Ele passa por diversos lugares interessantes e que te deixam com uma vontade enorme de viajar de verdade. Amo!

O ponto de desembarque é uma obra que eu também já tive a oportunidade de ler: Cândido, de Voltaire. Cândido, assim como Ulisses e Phileas, é um viajante, mas os motivos das respectivas odisséias são diferentes: Cândido não está voltando pra casa depois de uma guerra de muitos anos, muito menos fez uma aposta instigante com alguém, e sim, partiu do lugar onde sempre viveu, escurraçado, e vagou pelos mais inusitados lugares, levado pela mão, quase sempre impiedosa, do acaso. Porém, longe de ser uma aventura dramática, é antes de tudo, uma série de fatos cômicos se não fossem trágicos. Sarcasmo e ironia mode on! Uma delícia de leitura!

A última parada não poderia deixar de ser em terras tupiniquins. De volta pra casa, cruzei com ninguém menos que Macunaíma, nosso herói sem caráter. Aquele que completa o quarteto de viajantes desse post. Macunaíma viaja em busca de um amuleto que foi roubado e levado a São Paulo. A partir daí, num piscar de olhos, ele viaja por diversos lugares do Brasil, fazendo com que o leitor se esqueça momentaneamente das distâncias desse país tão grande. É pura fantasia. O livro não é um romance, mas o que chamam de rapsódia, um conjunto de lendas folclóricas, sul-americanas, costuradas pela irreverência e espírito crítico de Mário de Andrade. Bem interessante!

Escolha um deles e boa viagem!

3 comentários:

Heidi Gisele Borges disse...

Ótimas dicas de leitura, realmente!

^.^

Unknown disse...

Adorei a viagem ... muito boa a maneira que você escreve, deu vontade de colocar a mochila nas costas e seguir viagem. :)
A Odisséia esta na minha lista de leituras também.

Parabéns pelo Blog (cheguei aqui pelo blog da Celly).

Um ótima semana pra ti!

Alceu A. Sperança disse...

Para um ano 10, dicas nota 10.

Postar um comentário