Pages

Subscribe:

05 fevereiro, 2011

Trilogia


 
Foram encontrados manuscritos de duas obras inéditas de Eça de Queirós, que comporiam uma suposta trilogia: O primo Cristóvão, O primo Manuel e – o já conhecido – O primo Basílio. Os manuscritos foram organizados pela neta do autor que os achou em um antigo cofre da casa de campo da família, localizada nos arredores de Évora. Acredita-se que foram escritos entre 1876 e 1877, período em que publicou A tragédias da rua das flores. Foram editados no fim de 2009 e chegaram às livrarias no primeiro semestre de 2010. Confira a sinopse das duas obras:


O primo Cristóvão
É o primeiro livro da trilogia. É narrada a história da infância de Luísa, criada na casa da avó, Lucrécia, nos arredores de Porto. Na vasta fazenda portuguesa, Luísa cresce meio a loucura e beatitude de Lucrécia que a reprime de várias formas. Cristóvão é o primo com quem mais frequentemente se relaciona, e, por isso, sua primeira paixão.
 

O primo Manuel
O segundo livro da trilogia conta a adolescência de Luísa na capital, depois da morte da avó, quando vai morar na casa de um tio, seu único parente em Portugal. Manuel é filho de seu tio Francisco, um primo desconhecido até então, com quem descobre os prazeres, e descortina os mistérios da puberdade.

4 comentários:

Beth Muniz disse...

Oi Lívia,
Gostei muito do que vi por aqui!
Não conhecia a trilogia, apenas o Primo Basílio.
Então, tenho duas ótimas indicações, já que amo ler.
Estou te seguindo no blog.
Valeu!
Grande abraço.

Beth Muniz disse...

Putz!
Também quem me mandou não observar melhor a descrição do seu perfil...Que mico!
Bem feito! rsrsrs
Um abração.
Valeu

Unknown disse...

Olá!

Adorei! Sou fã do Eça, e fiquei muito feliz em descobrir estes livros. Com certeza, quero ler!

Abraços!

Talita Ferreira Moia disse...

Gosto mais ainda do Eça depois de ler sobre ele aqui! Seu site é realmente sensacional!

Postar um comentário