Pages

Subscribe:

21 fevereiro, 2011

Meu personagem favorito


Mais um post que faz parte da Blogagem coletiva do Livro e afins. Dessa vez o tema é Meu personagem favorito

"Bom, esse eu não precisei pensar muito, logo surgiu em minha mente a imagem de Julien Sorel, o personagem principal de O vermelho e o negro, de Stendhal. Não tenho uma explicação lógica, uma razão contundente pra isso: só que quando eu li pela primeira vez o livro eu simplesmente senti que ele tinha vida, que ele não podia ser só um personagem ficcional. Sei lá, loucura minha ou não, Julien Sorel é o personagem mais real, mais humano, mais de carne e osso que encontrei nas minhas andanças literárias. Li o romance pela segunda vez, no original, em francês, e ele pareceu mais adorável ainda, mais meu amigo, mais meu semelhante, mais tangível como qualquer um que passa pela rua... como Sherlock, Judas, Humbert Humbert, Hans Castorp, Sam Spade, Manon Lescault, Dupin, Bartleby etc etc etc.... =)"


4 comentários:

Eduardo Silveira disse...

cê me deixou mui curioso para ler o livro do stendhal. já ouvi falar bastante, mas ainad não pude incluí-lo na fila de leituras. acho vou fazê-lo furar a fila, rs.
e sobre personagem preferido, acho que tenho vários. a paixão mais recente é o Joseph de "o ajudante",de robert walser. Não sei por que, mas amo ele.

Thai e Tom disse...

Poxa, também fiquei curiosa para ler o livro!
Thai

Roberta Fraga disse...

Eu também fiquei só imaginando conhecer o personagem!

Cecilia Nery disse...

Oi Livia, que bacana isso que você escreveu sobre o personagem de O Vermelho e o Negro. A literatura tem esse poder de fazer com que a ficção se pareça real. Convivemos com os personagens enquanto lemos e depois eles ficam cravados no nosso ser por muito tempo ainda.
Este livro, com certeza está na minha lista, não sei como ainda não o li, mas depois do que você falou do personagem, fiquei mais curiosa.
Ah, obrigada por visitar meu blog e deixar um comentário.Beijos!

Postar um comentário